Como fazer esmaltação em gel; descubra técnicas infalíveis (2022)

O universo da beleza tem sempre lançamentos e alternativas para as pessoas se manterem bonitas, com ideias mais duráveis e práticas que se encaixam na correria do dia a dia.

> Receba notícias do DC via Telegram

Unhas compridas e bem cuidadas podem ser o desejo de muitas mulheres e, felizmente, hoje há várias opções para quem deseja fazer alongamentos de unhas, como a esmaltação em gel.

Piolho de galinha em humanos tem sintomas que podem assustar
Gretchen muda e surpreende com antes e depois da cirurgia

Saiba como é feita a esmaltação em gel, quanto tempo as unhas de gel duram, quais cuidados exigem e todas as vantagens dessa técnica de alongamento das unhas.

(Video) ESMALTAÇÃO EM GEL PERFEITA - PASSO A PASSO

Como fazer esmaltação em gel

A técnica das unhas de gel consiste em cobrir as unhas naturais com um gel fino e incolor. O resultado é bastante natural e duradouro, fazendo com que o esmalte continue perfeito por mais tempo.

Geralmente, a aplicação do gel dura cerca de 2 horas. Confira todas as etapas da aplicação:

  • Primeiramente, as unhas são limpas e lixadas
  • Em seguida, elas recebem o primer, que evita a proliferação de bactérias e fungos sob as unhas
  • Depois, pode ser colada uma tip (espécie de unha postiça) na ponta da unha
  • O gel é aplicado por cima da tip ou, dependendo do tamanho do alongamento escolhido, pode ser moldado diretamente na unha
  • A última etapa consiste na secagem do gel, com uma cabine de luz ultravioleta (UV) ou LED e, por fim, a esmaltação

Para que serve a cabine de luz ultravioleta ou LED

Como fazer esmaltação em gel; descubra técnicas infalíveis (3)

A cabine UV é usada para secar o esmalte da unha rapidamente e selar a aplicação. Ao usá-la, a qualidade da textura original do esmalte se mantém, sua cor não altera, o cliente não corre o risco de estragar o esmalte e ela também evita que surjam aquelas “bolhinhas” de ar indesejadas na hora da secagem do esmalte.

Muito prática, a cabine UV seca o esmalte até 3 vezes mais rápido que o normal, cerca de 2 a 3 minutos, e é essencial para a técnica da esmaltação em gel.

> Os acessórios para primavera-verão que você não vai ficar sem

Como usar a cabine UV para unhas?

Geralmente, a cabine UV é fácil de usar e já vem com as lâmpadas ultravioleta e LEDs. Seu uso é seguro e não oferece riscos às unhas e à pele.

Após a esmaltação, a mão com esmalte deve ser introduzida completamente na cabine, principalmente as unhas, e aguardar o tempo de secagem (a maioria das cabines possuem temporizador).

Cabine de LED

A cabine de LED exige menos manutenções que a cabine de luz ultravioleta, além da duração da lâmpada ser maior - enquanto a UV dura 100 horas, a de LED dura 50 mil. Em relação ao tempo de secagem, a cabine de LED também se destaca: a secagem leva cerca de 10, 30 segundos (esmaltes) ou 60 segundos (alongamentos). Algumas até secam o alongamento em gel em apenas 30 segundos.

(Video) Como Fazer Esmaltação Em Gel Em Unhas Naturais (Passo a Passo)

Além disso, a lâmpada LED seca de dentro para fora, ajudando a manicure a ver com mais precisão se o alongamento está realmente pronto.

Antes, as cabines UV eram muito usadas porque a maioria dos produtos era para secagem ultravioleta. Hoje, isso mudou, com o mercado oferecendo cabines LED UV, que secam praticamente todos os tipos de alongamentos e de esmalte.

Quanto tempo as unhas de gel duram

As unhas de gel podem durar até 3 meses desde que seja feita manutenção a cada 15 ou 20 dias, de acordo com o crescimento das unhas, que varia de pessoa para pessoa.

Cuidados com a unha de gel

Como fazer esmaltação em gel; descubra técnicas infalíveis (4)

Mesmo que as unhas não se descolem, é preciso ir à manicure fazer a manutenção: limpeza das unhas, nivelamento e aplicação de uma nova camada fina de gel. Dessa maneira, a unha natural permanecerá protegida e o alongamento continuará bem fixado.

Outros cuidados

Outros cuidados são essenciais para os alongamentos durarem e permanecerem bonitos. Um deles é não tentar remover as unhas de gel por conta própria, pois devem ser removidas com ajuda de uma lixa elétrica para não estragar as unhas naturais.

Veja as dicas:

  • Antes da manutenção, se quiser trocar o esmalte, use removedores sem acetona, pois ela tende a danificar o gel;
  • Evite cutucar as unhas;
  • Tenha cuidado para não bater em qualquer objeto;
  • Ao usar produtos de limpeza ou lavar louça, use luvas de borracha;
  • Use as pontas dos dedos para digitar;
  • Não abra latas com a unha.

Além disso, lembre-se que, assim como nossa saúde em geral, a saúde das unhas começa de dentro para fora. Ao notar unhas fracas, quebradiças ou manchadas, procure um médico para analisar se há algum problema de saúde ou se sua alimentação está desbalanceada.

> Tendências de moda primavera-verão

Diferença entre as unhas de gel e as unhas de fibra de vidro

Para fazer as unhas de fibra de vidro, o primeiro passo é lixar e polir as unhas. Depois, as fibras são fixadas na unha com um gel próprio para moldar e fixar. Em seguida, elas são secas na câmara de luz UV LED.

(Video) NÃO FAÇA ESMALTAÇÃO EM GEL EM UNHAS NATURAIS SEM ANTES VER ESSE VÍDEO!

Essa técnica permite que a manicure acompanhe o formato da unha, deixando um aspecto bem mais natural. Por fim, é só lixar a unha para ajustar sua forma.

Unhas de fibra de vidro podem durar até 3 meses, desde que se faça manutenções em um intervalo máximo de 30 dias. Porém, a duração depende da técnica, habilidade na aplicação e manuseio do material. As manutenções são necessárias porque, mesmo que a unha de fibra de vidro não descole, a manicure deve preencher a parte do crescimento da unha com gel próprio para não surgir espaço para infiltração de umidade entre o alongamento e a unha natural.

A maior diferença entre a unha de gel e a unha de fibra de vidro é a aparência e o preço. Por seguirem um molde já pronto, as unhas de gel têm uma aparência um pouco mais artificial que as de fibra de vidro, e se for usada tip, poderá ficar um pouquinho mais grossa também.

Por outro lado, a unha de fibra de vidro é moldada seguindo o formato da unha, o que dá uma aparência mais natural de que a unha realmente cresceu e ficou comprida. Geralmente, essa técnica é mais cara que a unha de gel devido ao tempo de aplicação, aproximadamente 3 horas, e o custo do material.

É possível fazer alongamento com gel nas unhas dos pés?

Sim, muitas pessoas fazem alongamento nas unhas dos pés, principalmente para reconstruir unhas danificadas, podendo ser utilizada a técnica com gel, acrílico ou fibra de vidro.

O alongamento nas unhas dos pés é feito da mesma forma que nas unhas das mãos.

Muitas pessoas apresentam problemas de saúde nas unhas dos pés e ficam incomodadas em deixar os pés à mostra. Com as técnicas de alongamentos, é possível reconstruir as unhas e melhorar totalmente a estética dos pés e a autoestima das pessoas.

No entanto, a técnica não é indicada para pessoas que tenham unha com fungos ou que estejam fazendo tratamento, porque abafa a unha e faz com que o fungo prolifere. Antes de fazer alongamento de unhas, o mais indicado é terminar o tratamento e fazer uma avaliação médica.

Decoração em unhas de gel

As unhas de gel decoradas se tornaram uma grande tendência nos últimos anos e continuam a crescer. Não faltam ideias para deixá-las com uma aparência única. Há opções tanto para quem tem um estilo mais discreto quanto para quem curte uma decoração mais chamativa.

Para você se inspirar, separamos algumas imagens de unhas de gel decoradas para sugerir para sua manicure de preferência ou para fazer em casa (algo que se tornou mais frequente durante a pandemia).

Para decorar as unhas em casa, é preciso adquirir itens básicos, como:

(Video) ESMALTAÇÃO EM GEL EM UNHAS NATURAIS ( SUPER FÁCIL )

  • 2 a 5 esmaltes, com cores básicas, como um nude, um preto e duas ou três cores favoritas.

É mais fácil fazer decoração nas unhas com esmalte de gel, que possibilita definir cada camada, o que pode ajudar a evitar manchas e aumentar a duração da aplicação. Mas, para isso, é indispensável a cabine de LED.

Outros itens necessários são: caneta de metal acrílica com ponta fina de aplicação para arte de unha e mini pincel para unha de gel Striper. Existem algumas alternativas menos caras ao kit profissional: um grampo de cabelo, que funciona como uma ferramenta de pontilhar, e um palito de dente, que pode substituir o mini pincel para unha.

Itens de limpeza também são essenciais: pincel de limpeza e removedor de esmalte ou palito de madeira embebido em removedor. O algodão não deve ser usado porque suas fibras podem grudar no esmalte e estragar a decoração.

Como fazer a decoração durar

A decoração pode demorar muito mais do que a aplicação de uma simples camada de esmalte. Então, para ela não lascar logo após a aplicação, é importante usar um Top Coat (esmalte fixador indicado para uso após a esmaltação) de secagem rápida e uma Base Coat para proteger as unhas e prolongar a decoração. É preciso esperar entre 5 e 10 minutos antes de aplicar o Top Coat, para não borrar o desenho.

Como fazer esmaltação em gel; descubra técnicas infalíveis (5)

Como fazer esmaltação em gel; descubra técnicas infalíveis (6)

Como fazer esmaltação em gel; descubra técnicas infalíveis (7)

(Video) Esmaltação em gel no pé.

Leia também

O que esperar para a temporada na moda masculina?

Moda comfy domina guarda-roupas masculino

FAQs

O que preciso para fazer uma esmaltação em gel? ›

O preparo é igual ao da aplicação de esmalte convencional, lixa-se a unha e retira-se a cutícula. Então, a manicure passa nas unhas um produto chamado primer, que facilita a penetração do gel e sua fixação. Em seguida, aplica uma base em gel. A mão é levada a uma cabine de LED ou ultravioleta por alguns minutos.

Como fazer esmaltação em gel na unha natural passo a passo? ›

GEL NAIL POLISH ON NATURAL NAILS - SUPER EASY - YouTube

Qual a diferença de esmaltação em gel e banho de gel? ›

Analisando as diferenças, pode-se perceber que a principal é que o banho de gel pode ser feito em cima de qualquer esmalte comum. Enquanto que a esmaltação permanente, precisa de camadas de produto especial para ser usada, a mesma regra se aplica a esmaltação em gel.

Qual o valor de uma esmaltação em gel? ›

Pois o valor cobrado por essa Esmaltação pode variar de R$45 á R$120.

Como são feitas as unhas de gel? ›

As unhas de gel são feitas aplicando uma camada de gel próprio para unhas sobre a unha original e depois é necessário colocar as mãos num pequeno aparelho que emite luz ultravioleta para secar.

Quanto tempo dura o esmalte na unha de gel? ›

Sua durabilidade é de cerca de 12 a 15 dias. Uma esmaltação comum dura, em perfeito estado, no máximo uma semana. O gel evita que o esmalte descame com as atividades do dia a dia; 2.

Pode usar esmalte em gel em unha natural? ›

Para fazer a esmaltação em gel em unhas naturais, você vai precisar fazer as unhas normalmente e esmaltar com um esmalte com efeito gel, como o Gel Sem Cabine, por exemplo.

Pode pintar a unha de gel com esmalte normal? ›

Não há qualquer problema em pintar as unhas de gel com esmalte comum. No entanto, ao fazê-lo tem sempre o cuidado de preparar a unha adequadamente e aplicar sempre camadas finas. Tem em conta que as unhas já tem um gel espesso, pelo que quanto menos esmalte aplicares melhor será o resultado.

Como usar o esmalte em gel? ›

Tecnicamente, se trata de um esmalte com textura de gel, que conta com ativos químicos que são ativados por luz, consequentemente formando uma película rígida sobre a superfície da unha. Então, basicamente além de garantir mais brilho para as unhas, o esmalte em gel pode durar mais de 10 dias intacto.

Para que serve o banho de gel nas unhas? ›

O banho de gel é uma cobertura, que pode ser feita com gel ou acrílico, o mesmo material usado no processo de alongar as unhas. Esse gel cria uma barreira fortalecedora que protege as unhas e favorece o crescimento delas desde o momento da aplicação.

Qual a diferença entre esmaltação em gel e blindagem? ›

A diferença, nesse caso, é que na blindagem o gel é aplicado apenas na sua unha natural e ela não vai colocar uma postiça para aumentar o tamanho. Durante o período de uso, o gel protege as suas unhas das interferências externas e hábitos que podem enfraquecer e facilitar a quebra.

Quanto tempo dura o banho de gel? ›

Além da proteção, a profissional conta também que a técnica proporciona durabilidade de “2 a até 3 semanas com o mesmo esmalte”, o que é ótimo para quem tem a vida corrida e não quer se preocupar em ter que fazer a unhas toda semana.

Qual é a melhor marca de esmalte em gel? ›

Ranking dos Melhores Esmaltes em Gel
  • Dior Rouge Vernis. Melhor Esmalte em Gel. ...
  • D&Z Secagem Cabine. Melhor Esmalte em Gel para Unhas Artificiais. ...
  • Colorama Efeito Gel. Melhor Esmalte em Gel Custo Benefício. ...
  • Eudora Gel Ultra. Melhor Esmalte em Gel com Brilho. ...
  • Avon 7 em 1 Mark Finish. ...
  • Risqué Diamond.
Jun 9, 2021

O que é uma esmaltação permanente? ›

Trata-se de um esmalte permanente, de rápida e fácil aplicação, que fornece a durabilidade e o brilho que caracterizam as unhas esculpidas. Além disso, devido à sua secagem instantânea e ao brilho que apresenta, este tipo de esmalte torna o seu acabamento espetacular.

Pode pintar a unha de gel com esmalte normal? ›

Não há qualquer problema em pintar as unhas de gel com esmalte comum. No entanto, ao fazê-lo tem sempre o cuidado de preparar a unha adequadamente e aplicar sempre camadas finas. Tem em conta que as unhas já tem um gel espesso, pelo que quanto menos esmalte aplicares melhor será o resultado.

Qual a diferença entre esmaltação em gel e blindagem? ›

A diferença, nesse caso, é que na blindagem o gel é aplicado apenas na sua unha natural e ela não vai colocar uma postiça para aumentar o tamanho. Durante o período de uso, o gel protege as suas unhas das interferências externas e hábitos que podem enfraquecer e facilitar a quebra.

Pode passar base na unha de gel depois de pronta? ›

2. Não proteger as unhas com base. Há quem acredite que não seja necessário aplicar base antes de aplicar as unhas gel, isso é uma péssima ideia. Suas unhas possuem óleos naturais que impedem a aderência do gel, sem selar com base antes da aplicação, o processo será mais desgastante.

Como é feito o banho de gel? ›

O banho de gel é uma cobertura, que pode ser feita com gel ou acrílico, o mesmo material usado no processo de alongar as unhas. Esse gel cria uma barreira fortalecedora que protege as unhas e favorece o crescimento delas desde o momento da aplicação.

Depois, passamos para as técnicas de esmaltação para evitar as manchas, ok?. Por isso, é sempre bom fazer uma boa limpa na caixinha de esmaltes para descartar os que estão velhos e vencidos, ok?. Além de deixar o pincel em pé na hora de esmaltar, outro erro comum de quem mancha a esmaltação branca é a mão pesada.. A gente já explicou aqui em outro post sobre esmaltação que a palitação é essencial para o acabamento das unhas.. Quando você esmalte direto da unhas, sem passar a base, a tendência é que o produto escorra para os cantos das unhas, criando uma mancha bem no centro.. A primeira técnica sanduíche que vamos ensinar é mais útil para aquele branco mais suave, perfeito para a francesinha tradicional, uma das mais pedidas nos salões de manicure.. Caso queira fazer francesinhas, faça o traço logo depois deste passo usando o Paz Cremoso da Nati ; Duas camadas de Gelo Transparente da Nati .. Todos os esmaltes são da linha Color Fix da Nati.. Depois de passar a Base Gloss , passe uma camada fina de Fica a Vontade , um branco transparente suave; Em seguida, passe uma camada de My White , um branco um pouco mais encorpado; Agora, passe outra camada de Fica a Vontade , e para finalizar, use a Cobertura Brilhante .

Eu não tenho problemas com durabilidade de esmaltes, eu esmalto e dura o tempo suficiente para eu já trocar (não consigo ficar com a mesma cor por mais de 5 dias!).. Sempre que me dizem que o esmalte não dura nada, eu digo para seguir o passo-a-passo da esmaltação, que está no Instagram ( @unhabonita ) – a resposta é: “eu sigo” e eu completo: “qual secante usa?. Além de proteger as unhas de pigmentos dos esmaltes e fazer com que o esmalte fixe melhor, uma base específica também fazer com que suas unhas fiquem mais fortalecidas.. Para maior proteção, você também pode usar mais de uma camada de base.. A secagem também é importante: parta para a próxima camada apenas quando a anterior estiver seca (para saber, aperte um pouquinho, não pode borrar, tem que aparecer a marca das digitais). E ele entra aqui, depois da última camada do esmalte: pode passar sem medo, ele evapora, ajuda o esmalte a secar mais rápido e não deixa resíduos.. O top coat precisa ficar por cima de tudo, ele realmente é a “camada de cima” – seca tudo o que você passou, deixa brilho e o esmalte lisinho.. Uma parte importante nessa hora: você não pode usar palito para fazer o contorno, como fazemos com as camadas dos esmaltes.. Por isso, pegue a quantidade suficiente para que cubra toda a unha, mas não espalhe muito para fora, nem pouca quantidade para que deixe o esmalte “arranhado”. Para saber mais sobre o assunto e a respeito delas é só clicar aqui e para adquirir as canetas é só clicar na imagem abaixo 🙂. Para entrar em contato comigo, clique aqui e para conhecer minha linha de canetas especiais para as cutículas - PrimeCuticle - clique aqui.

Finalmente, a unha é exposta em uma cabine de UV ou LED para secar.. Embora demore um pouco mais, a luz UV é menos dispendiosa do que a luz LED, e funciona com todos os tipos de esmaltes em gel.. Desse modo, as luzes UV são mais vantajosas do que as luzes LED.. Ainda, para fazer a Esmaltação em Gel, além de seguir o recomendado é preciso dar atenção a mais alguns detalhes.. Então, de uma vez por todas, qual é a diferença entre esmalte de gel e esmalte tradicional de unhas?. Cada camada é aplicada e curada para um acabamento de gel resistente através de uma lâmpada de unhas UV ou lâmpada LED.. A remoção do esmalte em gel da unha é um pouco mais difícil do que o esmalte de unhas tradicional.. O esmalte de unha de gel é um produto mais grosso, mais “com textura gel” do que o esmalte de unhas normal.. Já a esmaltação em gel adiciona brilho às unhas.. Os esmaltes de gel são compostos por agentes fotoiniciadores que reagem à polimerização e formam uma camada de gel base, pintadas e depois curadas por UV ou LED.. Não há dúvidas que um procedimento como a esmaltação em gel de deve ser feito por profissionais capacitadas e qualificadas para a aplicação.. Condições assim você só encontra na Esmalteria Nerfetari , uma das melhores do mercado para a aplicação de procedimentos estéticos que envolvem além da beldade, também a saúde que não pode ficar de fora quando o assunto é beleza.

Quem por aí gosta de manter as unhas bem cuidados por bastante tempo e tem cogitado alongar as unhas por meio do esmalte em gel ?. Afinal, manter o efeito perfeito de esmaltação e tamanho não é algo simples, necessitando de produtos químicos mais agressivos para confecção e fixação do esmalte em gel .. O esmalte em gel é colocado em suas unhas através de uma série de etapas.. Foto: Reprodução/PinterestO diferencial vem em seguida, com a aplicação de uma base que permite que o esmalte em gel tenha melhor fixação às unhas, chamado primer.. Agora, é o momento em que suas mãos entram em uma cabine que emite luzes UVB e UVA, responsáveis por formar em cama rígida em cima das unhas.. Então é hora de aplicar a primeira camada de gel para modelar as unhas e em seguida receber um pouco mais de raios UVB e UVA para que este esmalte em gel fique firme, dando a sensação de unhas alongadas.. E para remover o esmalte em gel é preciso que você volte em sua manicure, pois esse tipo de produto não sai com os removedores que usamos em casa.. Foto: Reprodução/Pinterest“Este processo causa desgaste, afinamento e desidratação das unhas, podendo levar a danos intensos e duradouros” alerta a médica dermatologista Cristina Figueira de Mello, assistente do Ambulatório de Cabelos e Unhas do Hospital das Clínicas da UNICAMP, para o portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia.. De acordo com a Drª Cristina Figueira de Mello, não existem indícios concretos de que a exposição aos raios UVB e UVA no momento de aplicar o esmalte em gel são nocivos à pele a ponto de causar complicações.

Para quem sonha com as unhas perfeitas por mais de uma semana (bem mais, aliás), o esmalte em gel, portanto, é uma ótima pedida.. Então, basicamente além de garantir mais brilho para as unhas, o esmalte em gel pode durar mais de 10 dias intacto.. E, para finalizar, é importante deixar claro que os esmaltes em gel, assim como os esmaltes comuns, não contam com restrições de uso.. Se for um esmalte com mais de uma camada, por exemplo; provavelmente, precisará de mais de três minutos.. Para crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou pessoas em tratamento de câncer o uso desse tipo de produto não é indicado, especialmente pela exposição a luz de LED ou UV.. Ou então, pelo aumento de betacaroteno, que é um pigmento presente na cenoura, beterraba, abóbora, manga e mamão, uso de remédios ou resíduos de esmaltes que pigmentam a lâmina da unha

Primeiro vamos diferenciar: eu fiz esmaltação em gel , e não unha de gel , que seria um dos tipos de alongamento de unha que pode ser feito no salão.. Os esmaltes em gel tem uma composição totalmente diferente dos esmaltes convencionais, por isso já começo respondendo uma dúvida recorrente: os esmaltes em gel são 3Free?. A mão da manicure nessa hora é TUDO , pois a camada tem que ser fina e o esmalte não pode chegar na cutícula , tem que ser passado exatamente no limite da unha.. -Se você é esmaltólatra e gosta de trocar de esmalte toda hora, não dá pra ficar usando essa técnica.. Você sai do salão e já está pronta, pode ir ao banheiro, colocar a mão da bolsa, fazer tudo que precisa fazer e nunca pode quando acaba de fazer a unha com esmalte normal, kkkkkkk (vai dizer que nunca quis ir ao banheiro?. Isso é ótimo para um perfil de pessoa, a que não tem tempo de ir ao salão toda semana mas precisa ficar com a unha impecável sempre.

Videos

1. ESMALTAÇÃO EM GEL QUE DURA 30 DIAS
(Cola na Villar)
2. Como fazer francesinha sorriso com esmalte em gel
(Priscila Gama Nails)
3. esmalte em gel cremoso da real Love o melhor pra esmaltar que não escorre
(Simone dicas e ideias de unhas e algo mas)
4. Francesinha Perfeita na Esmaltação em gel!
(Karolaine Martins Nail designer)
5. Esmaltação em gel na unha natural, MANUTENÇÃO passo a passo.
(Bela Klier)
6. Como fazer DECORAÇÃO COM ESMALTE EM GEL?
(Adriana Hachisuga)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Nathanial Hackett

Last Updated: 08/20/2022

Views: 6048

Rating: 4.1 / 5 (52 voted)

Reviews: 83% of readers found this page helpful

Author information

Name: Nathanial Hackett

Birthday: 1997-10-09

Address: Apt. 935 264 Abshire Canyon, South Nerissachester, NM 01800

Phone: +9752624861224

Job: Forward Technology Assistant

Hobby: Listening to music, Shopping, Vacation, Baton twirling, Flower arranging, Blacksmithing, Do it yourself

Introduction: My name is Nathanial Hackett, I am a lovely, curious, smiling, lively, thoughtful, courageous, lively person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.